Clique nas imagens para ampliar
Isolante elétrico é um material que apresenta suas cargas elétricas internas sem liberdade de movimento. A palavra isolador está ligada especificamente à suportes isolantes utilizados para sustentar, de forma mecânica, elementos condutores, como por exemplo: barramentos e cabos em sistemas elétricos de transmissão e distribuição de energia.
Servindo para isolar eletricamente elementos com potenciais distintos, o isolador de bastão pode ser de porcelana ou polimérico. O de porcelana é geralmente utilizado em transmissão e dependendo da tensão, pode ser conectado em série, devido à sua limitação em tamanho. O bastão polimérico é utilizado tanto em distribuição, quanto em transmissão e seu comprimento é dependente do nível de tensão. O conjunto é formado por uma só unidade e pode ser utilizado em arranjos paralelos.
FABRICAÇÃO DO ISOLADOR DE BASTÃO
O isolador de bastão polimérico com fibra de vidro pode ser encontrado em dois tipos com relação à fibra: bastão de fibra do tipo e-glass e bastão do tipo ECR. O isolador de bastão de fibra do tipo e-glass, é confeccionado em um vidro elétrico isolante não muito resistente a ataques químicos. O isolador de bastão do tipo ECR é composto pelo mesmo vidro elétrico isolante, porém, de forma diferente, esse é resistente à ataques químicos, principalmente com relação à ácidos que poderiam causar fratura leve no isolador.
O material antigo utilizado na fabricação do isolador de bastão era a resina poliéster, no entanto, atualmente são desenvolvidos com resina epóxi devido às suas vantagens técnicas e fisioquímicas.
A fabricação do isolador de bastão é realizada através de um processo chamado processo de pultrusão. Pultrusão é um processo contínuo de fabricação de perfis de plástico de alta performance, que utiliza resinas termo fixas (com cargas e aditivos específicos) e reforços flexíveis de fibras de vidro (roving, manta, véu). Puxa-se estas fibras com resina através de um molde de aço, com o auxílio de um dispositivo de contínuo tracionamento. Ao passar pelo molde aquecido, o material sofre o processo de polimerização e toma sua forma definitiva.
O isolador de bastão passa por um ensaio de ataque químico de acordo com a norma IEC 62039, com aplicação de ácido nítrico. O tipo de fibra mais recomendado para a fabricação do isolador de bastão é o tipo ECR.
J.S.INDÚSTRIA DE ISOLADORES – FABRICANTE DE ISOLADOR DE BASTÃO
A empresa J.S Indústria de Isoladores atua na fabricação de isoladores poliméricos e materiais semelhantes para o setor elétrico, sempre com sustentabilidade e responsabilidade social.
Focada na necessidade de seus clientes, a J.S Isoladores procura a estruturação constante de seu Sistema de Garantia da Qualidade como também sua preparação para a competitividade do mercado. A empresa visa estar a serviço da sociedade, satisfazendo seus clientes e atendendo as exigências do mercado, sempre com responsabilidade social. A J.S Indústria de Isoladores possui colaboradores altamente qualificados que proporcionam um ótimo atendimento e serviços excelentes.